Hayao Miyazaki

Mestres das animações Japonesas.

Posted by C. Rocha 03 de Março, 2020

Cineasta, Produtor, Roteirista, Animador, Escritor e Artista de mangá, Hayo Miazaki é considerado o mais talentoso e o mais conhecido mundialmente com os seus trabalhos. Vencedor de 13 Oscar entre elas de melhor animação estrangeiro Norte Americano e Urso de Ouro de Berlim e do Oscar Honorário de melhor diretor estrangeiro. (A Viagem de Chihiro). Para se ter uma ideia, ele deu um grande avanço nas animações japonesas no estúdio Toei e tornou o universo do anime mais amplo como é conhecido hoje dando continuidade no projeto Osamu Tezuka (conhecido como o pai do anime e manga).

Miyazaki começou a trabalhar na Toei com 22 Anos como intervalado, cuja essa função é animar guias. Com os problemas sindicais na época, Miyazaki tomou a frente de alguns projetos que mudaram e muito a sua carreira sendo alguns deles foram até aceitas pela emissora NHK.

Em 1971, Miyazaki largou a Toei Animation e começou a trabalhar em um projeto junto com Isao Takahata e Yoichi Otabe na produtora A-Pro, que acabaram dando muitos trabalhos com burocracia projetos por causa de direitos autorais. Miyazaki chegou até a viajar para consegui os direitos, mas muitos sem sucesso.

Foi então em 1985, foi fundado o estúdio Ghibli juntos com mais 2 idealizadores (Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma), e a partir daí que os seus grandes projetos aconteceram. O seu primeiro filme foi “Nausicaä do Vale do Vento” (1986) que ganhou prêmio de melhor filme pela Kinema Junpo do Japão.

Filmes
Ano
Nome Original
Nome em português

1986

Tenkû no Shiro Rapyuta

O Castelo no Céu

1988

Hotaru no Haka

Túmulo dos Vagalumes

1988

Tonari no Totoro

Meu Amigo Totoro

1989

Majo no Takkyūbin

O Serviço de Entregas da Kiki

1991

Omohide Poro Poro

Memórias de Ontem

1986

Kurenai no buta

Porco Rosso: O Último Herói Romântico

1993

Umi ga Kikoeru

Eu Posso Ouvir o Oceano

1994

Heisei Tanuki Gassen Ponpoko

Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins

1995

Mimi wo sumaseba

Sussurros do Coração

1997

Mononoke-hime

Princesa Mononoke

1999

11 Hōhokekyo Tonari no Yamada-kun

Meus Vizinhos, Os Yamadas

2001

2002

Neko no Ongaeshi

O Reino dos Gatos

2004

2006

Gedo Senki

Contos de Terramar

2008

Gake no Ue no Ponyo

Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar

2010

Kari-gurashi no Arietti

O Mundo dos Pequeninos

2011

Kokuriko-zaka Kara

Da Colina Kokuriko

2013

Kaze Tachinu

Vidas ao Vento

2013

2014

2020

Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka

Filme previsto de lançameto Agosto de 2020



A ideias de seus filmes são interessantes, e sempre traz uma mensagem que é diferentes de outros desenhos. Umas delas é o silencio que ocorre em parte da animação, ou seja, a cena para, a história para e você aprecia o ambiente junto com o personagem por um tempo e depois a história volta a ser contada. Quem pode contar melhor esse feito é o Canal EntrePlanos

Não só esses silêncios que ocorre no filme mas pela história e sua narrativa que sempre não cansam e qualquer pessoa (até mesmo crianças), conseguem entender todo o filme. Até John Lasseter , diretor de " Toy Story, comentou em uma entrevista interviews, que ele sempre via os filmes e adorava, pois adorava como era feito e isso dava inspiração a ele para fazer novos filmes

Nossa, mas é desenho. Por que eu assistiria?

Então, infelizmente a animação no Brasil ela não é vista como um grande potencial como nos outros países, e muitos desses motivos é a maioria das pessoas sempre acham que animação é somente para crianças e não para públicos adultos. Por mais que tenham animações adultas ou infantis com piadas adultas muitas pessoas acabam não assistindo por simplesmente ser um desenho. E isso acaba gerando um impacto até nas iniciativas para que o brasil faça uma animação. Há animações brasileiras mas são bem poucas comparado aos outros países.

Um fato curioso é que o filme “A Viagem de Chihiro” foi lançado na China em novembro (2019), junto com o Toy Store 4. E esse filme ganhou em bilheteria ultrapassando US$ 28 Milhões. Quase 50% do cinema chinês estavam passando esse filme.

A Netflix vai disponibilizar todos os 21 filmes do Estúdio Ghibli. Estão liberando 7 filmes a cada mês até abril. Para você que demonstrou alguma curiosidade em assistir alguma animação japonesa, mas não sabe por onde começar, eu indico a assistir “A Viagem de Chihiro” pois é um filme belo e simples com a sua história e a mensagem que o filme transmite é bem legal.

Fontes
Wikipédia
Joven Nerd
Bunka pop (Youtube)