Cineasta, Produtor, Roteirista, Animador, Escritor e Artista de mangá, Hayo Miazaki é considerado o mais talentoso e o mais conhecido mundialmente com os seus trabalhos. Vencedor de 13 Oscar entre elas de melhor animação estrangeiro Norte Americano e Urso de Ouro de Berlim e do Oscar Honorário de melhor diretor estrangeiro. (A Viagem de Chihiro). Para se ter uma ideia, ele deu um grande avanço nas animações japonesas no estúdio Toei e tornou o universo do anime mais amplo como é conhecido hoje dando continuidade no projeto Osamu Tezuka (conhecido como o pai do anime e manga).
Miyazaki começou a trabalhar na Toei com 22 Anos como intervalado, cuja essa função é animar guias. Com os problemas sindicais na época, Miyazaki tomou a frente de alguns projetos que mudaram e muito a sua carreira sendo alguns deles foram até aceitas pela emissora NHK.
Em 1971, Miyazaki largou a Toei Animation e começou a trabalhar em um projeto junto com Isao Takahata e Yoichi Otabe na produtora A-Pro, que acabaram dando muitos trabalhos com burocracia projetos por causa de direitos autorais. Miyazaki chegou até a viajar para consegui os direitos, mas muitos sem sucesso.
Foi então em 1985, foi fundado o estúdio Ghibli juntos com mais 2 idealizadores (Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma), e a partir daí que os seus grandes projetos aconteceram. O seu primeiro filme foi “Nausicaä do Vale do Vento” (1986) que ganhou prêmio de melhor filme pela Kinema Junpo do Japão.
Tenkû no Shiro Rapyuta
O Castelo no Céu
Hotaru no Haka
Túmulo dos Vagalumes
Tonari no Totoro
Meu Amigo Totoro
Majo no Takkyūbin
O Serviço de Entregas da Kiki
Omohide Poro Poro
Memórias de Ontem
Kurenai no buta
Porco Rosso: O Último Herói Romântico
Umi ga Kikoeru
Eu Posso Ouvir o Oceano
Heisei Tanuki Gassen Ponpoko
Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins
Mimi wo sumaseba
Sussurros do Coração
Mononoke-hime
Princesa Mononoke
11 Hōhokekyo Tonari no Yamada-kun
Meus Vizinhos, Os Yamadas
Neko no Ongaeshi
O Reino dos Gatos
Gedo Senki
Contos de Terramar
Gake no Ue no Ponyo
Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar
Kari-gurashi no Arietti
O Mundo dos Pequeninos
Kokuriko-zaka Kara
Da Colina Kokuriko
Kaze Tachinu
Vidas ao Vento
Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka
Filme previsto de lançameto Agosto de 2020
A ideias de seus filmes são interessantes, e sempre traz uma mensagem que é diferentes de outros desenhos. Umas delas é o silencio que ocorre em parte da animação, ou seja, a cena para, a história para e você aprecia o ambiente junto com o personagem por um tempo e depois a história volta a ser contada. Quem pode contar melhor esse feito é o Canal EntrePlanos
Não só esses silêncios que ocorre no filme mas pela história e sua narrativa que sempre não cansam e qualquer pessoa (até mesmo crianças), conseguem entender todo o filme. Até John Lasseter , diretor de " Toy Story, comentou em uma entrevista interviews, que ele sempre via os filmes e adorava, pois adorava como era feito e isso dava inspiração a ele para fazer novos filmes
Nossa, mas é desenho. Por que eu assistiria?
Então, infelizmente a animação no Brasil ela não é vista como um grande potencial como nos outros países, e muitos desses motivos é a maioria das pessoas sempre acham que animação é somente para crianças e não para públicos adultos. Por mais que tenham animações adultas ou infantis com piadas adultas muitas pessoas acabam não assistindo por simplesmente ser um desenho. E isso acaba gerando um impacto até nas iniciativas para que o brasil faça uma animação. Há animações brasileiras mas são bem poucas comparado aos outros países.
Um fato curioso é que o filme “A Viagem de Chihiro” foi lançado na China em novembro (2019), junto com o Toy Store 4. E esse filme ganhou em bilheteria ultrapassando US$ 28 Milhões. Quase 50% do cinema chinês estavam passando esse filme.
A Netflix vai disponibilizar todos os 21 filmes do Estúdio Ghibli. Estão liberando 7 filmes a cada mês até abril. Para você que demonstrou alguma curiosidade em assistir alguma animação japonesa, mas não sabe por onde começar, eu indico a assistir “A Viagem de Chihiro” pois é um filme belo e simples com a sua história e a mensagem que o filme transmite é bem legal.
Joven Nerd
Bunka pop (Youtube)